A Obesidade mórbida pode cortar em até oito anos a expectativa de vida de uma pessoa e causar décadas de problemas de saúde, diz um estudo canadense.
O mesmo relatório também observou que ser obeso na juventude pode ter consequências ainda mais graves sobre a saúde e a expectativa de vida.
Segundo os especialistas, as pessoas são freqüentemente “ignorantes” sobre as consequências da Obesidade.
Coisas que você precisa saber sobre Obesidade
A Obesidade é uma doença crônica que afeta muitas pessoas em todo o mundo. No entanto, a possibilidade de nutrição rotineira e exercício físico pode contribuir para a prevenção e tratamento. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre a Obesidade.
A Obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura e pode levar a sérios problemas de saúde e levar à morte. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 27 milhões de pessoas consideradas obesas. Para resumir o número de pessoas com excesso de peso, o número chega a quase 75 milhões.
A Obesidade é diagnosticada pelo cálculo do índice de massa corporal (IMC). Isso é feito da seguinte maneira: o peso do paciente (em kg) é dividido pela altura ao quadrado (em metros). De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o resultado está entre 18,5 e 24,9 kg / m 2, o peso é considerado normal. De 25,0 a 29,9 kg / m 2, excesso de peso, e acima desse valor, a pessoa é considerada obesa.
De acordo com o tamanho do sobrepeso, segundo o IMC, é possível classificar o grau de Obesidade do paciente em: leve (classe 1 – IMC 30 a 34,9 kg / m 2), moderada (classe 2 – IMC 35 a 39,9 kg / m 2) e grave ou doente (classe 3 – IMC ≥ 40 kg / m 2). Essa classificação é importante na escolha do tipo de tratamento quando deveria ser clínico ou cirúrgico.

Quando a Obesidade e o sobrecurso são tomados
Pesquisas recentes mostram que já podemos falar sobre a Obesidade em 10-20% dos homens e 10-25% das mulheres. Infelizmente, a maioria dos casos de Obesidade é causada por um balanço energético positivo que dura muito tempo, o que significa que essas pessoas fornecem alimentos em excesso em relação às necessidades de seu corpo. E embora a atividade física diária (menor no caso dos idosos) e a termogênese (produção de calor) absorvam algumas calorias, o excesso dessa energia se transforma em gordura. Em combinação com o nosso estilo de vida sedentário, que depois dos 60 anos é bastante óbvio, não é um bom augúrio para a nossa sociedade.
Doenças causam excesso de peso
No entanto, a causa do excesso de peso também pode ser doença – isso acontece, entre outros no caso de diabetes ou hipotireoidismo. Quer estejamos com fome ou já saturados, decidimos em nosso cérebro, em sua parte denominada hipotálamo. É lá que os centros de saciedade e fome estão localizados. Sinais quando devemos buscar comida e quando parar de comer, fluir daí. Infelizmente, em pessoas obesas, esse mecanismo não funciona como deveria – sinais de saciedade não são enviados ou sinais errôneos exigem uma refeição.
Como conseqüência, uma pessoa com sobrepeso ou obesa ainda parece estar com fome, então ele procura comida e assim absorve muitas calorias.
Dieta do homem ativo – menu
- Pequeno-almoço:
695 kcal – 3 sanduíches com 3 fatias de pão integral com margarina de baixa caloria, presunto de porco, fatia de linguiça de Cracóvia e uma fatia de queijo, pimenta vermelha, um copo de cacau com 2% de leite sem açúcar. - II café da manhã:
290 kcal – Um copo de suco de frutas, uma maçã em molho de baunilha (150 g). - almoço:
1035 kcal – placa Krupnik (250 ml), costeleta de porco com maçã (150 g), batatas cozidas (200 g), salada de chucrute (200 g), um copo de compota de abóbora. - lanche da tarde:
260 kcal – Peixe em gelatina (150 g), uma fatia de pão de centeio com margarina de baixa caloria, salada com tomate e cebola (150 g), um copo de chá verde sem açúcar. - jantar:
570 kcal – 100 g de cavala fumada, rolinho de pão com margarina de baixa caloria, salada de alface verde, tomate, pepino e cebola (150 g), um copo de suco de groselha.
Nutricionista com a missão de melhorar a consciência nutricional dos portugueses, com grande paixão por comida boa e saudável. Em seu trabalho, usa habilidades adquiridas durante estudos, treinamentos e experiência pessoal. Por muitos anos, vem desenvolvendo seu conhecimento, procurando soluções inovadoras e formas de gerar nas pessoas o desejo de cuidar da sua dieta. Realiza consultoria dietética nas seguintes áreas: redução de peso, excesso de peso, alergias alimentares, subnutrição, nutrição na atividade física, suplementação. Trata de cada paciente de maneira individual e esforça-se para alcançar os melhores resultados ao trabalhar em conjunto em busca de uma saúde melhor.